Bacia do Rio Zambeze

Bacia do Rio Zambeze

A bacia do rio Zambeze é a quarta maior em África com uma área de 1.32 milhões de km2. A bacia é partilhada por oito países (Angola, Botswana, Malawi, Moçambique, Namíbia, Tanzania, Zambia e Zimbabwe) e tem aproximadamente 40 milhões de habitantes. Em 2004 foi assinado um acordo entre estes oito países com vista à criar a Comissão do Curso de água do Zambeze (ZAMCOM – Zambezi Watercourse Commission) com o objectivo de reforçar a cooperação na partilha dos seus recursos em causa, fundamentalmente visando a melhoria dos rendimentos agrícolas, a produção hidroeléctrica e as oportunidades económicas.

Destaques de 2018

Uma série de eventos ocorreram na região com relevância directa para a área de trabalho do DAFNE, para além das reuniões com stakeholders locais já previstas no Projecto DAFNE . Alguns dos eventos notáveis ​​em que o Projecto DAFNE foi representado incluem:

  • 8º Workshop sobre Organizações das Bacias Hidrográficas da SADC, 8-9 de Maio de 2018 Windhoek, Namíbia;
  • 7 º Fórum e Exposição da Água do Zambeze, 11-13 de Junho de 2018, Lusaka Zâmbia
  • Conferência Anual sobre Águas Subterrâneas da SADC-GMI, Setembro de 2018, Joanesburgo, África do Sul;
  • Segundo Diálogo Técnico sobre o Quadro Operacional Regional e Investimento Nexus WEF (sigla inglesa para: Água-Energia-Alimento) da SADC, 20-21 de Novembro de 2018, Gaborone, Botsuana;
  • Estudos sobre o impacto nos serviços ecossistémicos na Bacia do Zambeze.

Pesquisadores do Projecto DAFNE analisaram como os serviços ecossistêmicos na bacia estão sendo afetados pelos desenvolvimentos nas regiões. A proliferação do Jacinto de Água é uma preocupação notável na barragem de Kafue, causando uma carga de nutrientes que subsequentemente reduz a qualidade da água.

Estudos do Projecto DAFNE em andamento na bacia estão investigando a gestão das operações de albufeiras/reservatórios para controlar a propagação da malária e do invasivo Jacinto de Água. O IWMI publicou um resumo de políticas sobre Barragens e Malária na África, que pode ser acessado aqui.

Próximos Eventos

O ano de 2019 é promissor para manter o ímpeto através dos Laboratórios de Simulação de Negociação (NSL, sigla inglesa para Negotiation Simulation Labs) planeados nas duas bacias.

Laboratórios de Simulação de Negociação ao nível de bacia, Julho de 2019

O Projecto DAFNE sediará o acompanhamento dos Laboratórios de Simulação de Negociação  em ambas as bacias em Julho de 2019 com o objectivo de proporcionar uma oportunidade de compartilhar os resultados das acções, indicadores e soluções identificadas nas primeiras reuniões da NSL. As partes interessadas poderão testar os protótipos iniciais da ferramenta de análise visual multi-perspectivas e do Geoportal da DAFNE, que incluirá um catálogo de dados, mapas interativos e gráficos dinâmicos. Os Stakeholders aprenderão mais sobre as funcionalidades das ferramentas e terão a oportunidade de fornecer o seu feedback para melhorar as ferramentas.

3º Diálogo Técnico sobre o Nexus WEF da SADC, março de 2019

Isto faz parte da série de diálogos técnicos em curso na região da SADC, que se concentram no nexo WEF (sigla inglesa para: Água-Energia-Alimento)e discutem possíveis oportunidades de investimento neste espaço.

Leave a Reply

Your email address will not be published.